Geração Z
Também fez parte do estudo Geração da Conectividade a chamada Geração Z,
que são os nascidos na década de 90 até o
ano de 2010, a grande nuance dessa geração é zapear, tendo
várias opções, entre canais de televisão, internet, vídeo game, telefone e MP3 player.
Essa forma
de classificar gerações de épocas específicas e nomeá-las tem sido um hábito
cada vez mais comum. Essa classificação, embora não seja de senso comum, entre
os estudiosos de diferentes áreas, busca uma uniformidade entre os indivíduos
que vai além das características
puramente de idade, sexo ou renda. Busca manter algumas características
imutáveis, e que irão acompanhar tais indivíduos ao longo do tempo, uma vez que
suas bases estão alicerçadas dentro de um contexto histórico, de um momento de
desenvolvimento socioeconômico e cultural específico.
Os jovens da Geração Z são natos da Era Digital, para eles é muito familiar compartilhar arquivos, usar telefones móveis e MP3 players, navegar
na Web acessando a internet não só de suas casas como também, através de outras
plataformas de acesso, como dos Smartphones, Notebooks/Laptops ou Tablets,
ou seja, por natureza são extremamente conectados à rede.
Essas garotas e
garotos, em sua maioria, nunca conceberam o planeta sem computador, chats,
telefone celular e isso faz com que sejam menos deslumbrados com tais
tecnologias, é tudo muito usual e comum a eles. Sua maneira de pensar foi
influenciada desde o berço pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia
engendrou.
Outra
característica essencial dessa geração é o conceito
de mundo que possui, traduzido no desapego às fronteiras geográficas é o mundo
globalizado e natural a eles. Em comum essa
juventude possui, o mudar de um canal para outro na televisão. Vai da internet
para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente à internet e, da
mesma forma, troca de uma visão de mundo para outra, na vida.
Como
informação não lhes falta, sabem que estão um passo à frente dos mais velhos,
porém precisam aprender a selecionar as informações pelo seu nível de
qualidade, relevância, procedência e atualidade, o que não se trata de uma
tarefa fácil nos tempos atuais e em idades ainda de pouca maturidade. É nisso,
dizem os especialistas, que os jovens precisam trabalhar. Pois prontos eles já
estão a receber e a adaptarem-se aos novos tempos tecnológicos.
Texto de
Salete Bavaresco, Mestre em Ciências Sociais pela PUCRS e integrante do núcleo
de inteligência do Instituto Methodus.
Fonte para o desk research e elaboração
do material: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Z.
Convite: entre em contato conosco através do e-mail comercial@institutomethodus.com.br e agende uma visita para conhecer melhor o projeto Geração da Conectividade.
Convite: entre em contato conosco através do e-mail comercial@institutomethodus.com.br e agende uma visita para conhecer melhor o projeto Geração da Conectividade.
Comentários
Postar um comentário