Geração Z

Também fez parte do estudo Geração da Conectividade a chamada Geração Z, que são os nascidos na década de 90 até o ano de 2010, a grande nuance dessa geração é zapear, tendo várias opções, entre canais de televisão, internet, vídeo game, telefone e MP3 player. 


Essa forma de classificar gerações de épocas específicas e nomeá-las tem sido um hábito cada vez mais comum. Essa classificação, embora não seja de senso comum, entre os estudiosos de diferentes áreas, busca uma uniformidade entre os indivíduos que vai além das características puramente de idade, sexo ou renda. Busca manter algumas características imutáveis, e que irão acompanhar tais indivíduos ao longo do tempo, uma vez que suas bases estão alicerçadas dentro de um contexto histórico, de um momento de desenvolvimento socioeconômico e cultural específico.

Os jovens da Geração Z são natos da Era Digital, para eles é muito familiar compartilhar arquivos, usar telefones móveis e MP3 players, navegar na Web acessando a internet não só de suas casas como também, através de outras plataformas de acesso, como dos Smartphones, Notebooks/Laptops ou Tablets, ou seja, por natureza são extremamente conectados à rede. 


Essas garotas e garotos, em sua maioria, nunca conceberam o planeta sem computador, chats, telefone celular e isso faz com que sejam menos deslumbrados com tais tecnologias, é tudo muito usual e comum a eles. Sua maneira de pensar foi influenciada desde o berço pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia engendrou.


Outra característica essencial dessa geração é o conceito de mundo que possui, traduzido no desapego às fronteiras geográficas é o mundo globalizado e natural a eles. Em comum essa juventude possui, o mudar de um canal para outro na televisão. Vai da internet para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente à internet e, da mesma forma, troca de uma visão de mundo para outra, na vida.

Como informação não lhes falta, sabem que estão um passo à frente dos mais velhos, porém precisam aprender a selecionar as informações pelo seu nível de qualidade, relevância, procedência e atualidade, o que não se trata de uma tarefa fácil nos tempos atuais e em idades ainda de pouca maturidade. É nisso, dizem os especialistas, que os jovens precisam trabalhar. Pois prontos eles já estão a receber e a adaptarem-se aos novos tempos tecnológicos.
Texto de Salete Bavaresco, Mestre em Ciências Sociais pela PUCRS e integrante do núcleo de inteligência do Instituto Methodus. 
Fonte para o desk research e elaboração do material: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Z.


Convite: entre em contato conosco através do e-mail comercial@institutomethodus.com.br e agende uma visita para conhecer melhor o projeto Geração da Conectividade.

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