Geração da Conectividade

Público alvo do estudo: jovens de 16 e 25 anos das classes socioeconômicas A, B, C e D da Região Metropolitana de Porto Alegre.

A principal característica dessa geração é, sem dúvida, ter crescido com uma influência muito forte da tecnologia. O maior impacto que a internet trouxe à sociedade foi a fragmentação da atenção do consumidor. Para estes jovens este fator é ainda mais forte, vão da internet para o telefone, do telefone para a TV e voltam novamente para a internet. Estão habituados a mudar constantemente de tela, de canal, de plataforma. E ainda, todas essas mídias e esses conteúdos podem ser consumidos em conjunto.

Na busca por informações, percebe-se um crescimento das redes sociais enquanto as outras mídias vão perdendo espaço. 48,6% dos jovens entrevistados disse que para se informar busca informações nas redes sociais, enquanto que 44,2%, na TV.

Afirma-se que a internet impactou o marketing, pois o cliente passou a fazer escolha de quando quer consumir determinado conteúdo ou entretenimento. A decisão sobre o que se vai consumir, teve início com o advento do controle remoto da TV e, hoje, as pessoas assumiram controle também sobre o conteúdo.

O consumidor tornou-se parte da comunicação, pois já não forma mais sua opinião somente através das propagandas. Os públicos consideram também suas experiências com uma marca ou empresa e realizam o compartilhamento de opiniões publicamente na internet, sejam elas positivas ou negativas. Os consumidores são cocriadores da imagem de marca.

Os conteúdos mais compartilhados em redes sociais são os de entretenimento. Ações que incentivam o cliente a produzir conteúdo para a marca apresentam bons retornos. Para 77,4% dos Jovens da Região Metropolitana de Porto Alegre, os comerciais preferidos são os engraçados e 22,2% dizem preferir os emotivos.

Perspectivas para 2015


Para o ano de 2015, prevê-se um crescimento do comércio on-line no Brasil de 20% (segundo a e-bit, empresa especializada em informações do setor). Os jovens hoje são responsáveis por apenas 8,5% das compras on-line. O estudo da Geração da Conectividade identificou que 71,0% têm conta em banco e 67,2% estão trabalhando.

Estes dados se configuram em uma grande oportunidade de crescimento para os varejistas que têm o jovem como público-alvo, as empresas precisam desenvolver estratégias capazes de atrair a atenção dos compradores mais jovens, que estão acostumados com a tecnologia desde que nasceram. Os administradores de sites de e-commerce devem entender claramente o que os adolescentes buscam, como mantê-los em um site e estimular a conclusão da compra, uma vez que apenas 27,1% afirmaram já ter feito compras on-line.

Interior do estado do RS e outros estados do BR


Para o ano de 2015, o Instituto Methodus está preparando a ampliação deste estudo no interior do estado do RS para identificar as características peculiares de cada região. E logo após, realizará o estudo nas diferentes regiões do Brasil. Para ambas etapas, busca parceiros que contribuirão com conteúdos a serem investigados, tendo a possibilidade de ter acesso aos dados obtidos no estudo.


Artigo de Maria Tereza Dischinger, Gerente de Projetos do Instituto Methodus. Revista Digital Business edição 15 - março 2015. Uma publicação do Grupo WBI Brasil.  

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