Geração da Conectividade
Público alvo do estudo: jovens de 16 e 25 anos das
classes socioeconômicas A, B, C e D da Região Metropolitana de Porto Alegre.
A
principal característica dessa geração é, sem dúvida, ter crescido com uma
influência muito forte da tecnologia. O maior impacto que a internet trouxe à
sociedade foi a fragmentação da atenção do consumidor. Para estes jovens este
fator é ainda mais forte, vão da internet para o telefone, do telefone para a
TV e voltam novamente para a internet. Estão habituados a mudar constantemente
de tela, de canal, de plataforma. E ainda, todas essas mídias e esses conteúdos podem ser consumidos em conjunto.
Na busca por informações, percebe-se um crescimento
das redes sociais enquanto as outras mídias vão perdendo espaço. 48,6% dos
jovens entrevistados disse que para se informar busca informações nas redes
sociais, enquanto que 44,2%, na TV.
Afirma-se
que a internet impactou o marketing, pois o cliente passou a fazer escolha de
quando quer consumir determinado conteúdo ou entretenimento. A decisão sobre o
que se vai consumir, teve início com o advento do controle remoto da TV e,
hoje, as pessoas assumiram controle também sobre o conteúdo.
O
consumidor tornou-se parte da comunicação, pois já não forma mais sua opinião
somente através das propagandas. Os públicos consideram também suas
experiências com uma marca ou empresa e realizam o compartilhamento de opiniões
publicamente na internet, sejam elas positivas ou negativas. Os consumidores
são cocriadores da imagem de marca.
Os
conteúdos mais compartilhados em redes sociais são os de entretenimento. Ações
que incentivam o cliente a produzir conteúdo para a marca apresentam bons
retornos. Para 77,4% dos Jovens da Região Metropolitana de Porto Alegre, os
comerciais preferidos são os engraçados e 22,2% dizem preferir os emotivos.
Perspectivas para 2015
Para o ano de 2015, prevê-se um crescimento do
comércio on-line no Brasil de 20% (segundo a e-bit, empresa especializada em
informações do setor). Os jovens hoje são responsáveis por apenas 8,5% das
compras on-line. O estudo da Geração da Conectividade identificou que 71,0% têm
conta em banco e 67,2% estão trabalhando.
Estes dados se configuram em uma grande
oportunidade de crescimento para os varejistas que têm o jovem como
público-alvo, as empresas precisam desenvolver estratégias capazes de atrair a
atenção dos compradores mais jovens, que estão acostumados com a tecnologia
desde que nasceram. Os administradores de sites de e-commerce devem
entender claramente o que os adolescentes buscam, como mantê-los em um site e
estimular a conclusão da compra, uma vez que apenas 27,1% afirmaram já ter
feito compras on-line.
Interior do estado do RS e outros estados do BR
Para o ano de 2015, o Instituto Methodus está
preparando a ampliação deste estudo no interior do estado do RS para
identificar as características peculiares de cada região. E logo após,
realizará o estudo nas diferentes regiões do Brasil. Para ambas etapas, busca
parceiros que contribuirão com conteúdos a serem investigados, tendo a
possibilidade de ter acesso aos dados obtidos no estudo.
Artigo de Maria Tereza Dischinger, Gerente de
Projetos do Instituto Methodus. Revista Digital Business edição 15 - março
2015. Uma publicação do Grupo WBI Brasil.
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