O sentimento da população

O Núcleo de Inteligência Política do Instituto Methodus têm realizado pesquisas qualitativas e quantitativas em muitas cidades do Rio Grande do Sul, assim como em quatro outros estados do país. A partir destas pesquisas, a leitura obtida é de que o cenário atual de crise que o país vive com especial desgaste para a categoria política, devido aos inúmeros escândalos de corrupção que vieram à tona, aumentaram a falta de confiança nos políticos e nos partidos, e criaram o fenômeno da sensação de normalização da conduta antiética. Isto faz com que os eleitores desejem se descolar da esfera política, como uma forma de repúdio as práticas ilegais acima referidas o que trará diversas outras consequências para as eleições de 2016.

A dificuldade de escolher em quem votar é uma destas consequências diretas. Os eleitores têm verbalizado que não sabem mais em quem acreditar, a sensação é de que todos os políticos e partidos são iguais e quando chegam ao poder só pensam em si mesmos, agindo com o propósito de enriquecer às custas da população, esquecendo todas as promessas feitas.

Neste cenário a tentação de apostar no novo, na mudança na hora de votar é muito grande. A renovação deve aumentar substancialmente nas próximas eleições, tanto quanto os votos nulos, brancos e abstenções. Partidos irão crescer e outros, mais ligados aos recentes escândalos, podem vir a encolher, fazendo com que muitos paguem pelos pecados de poucos.


As exceções do desencanto com a política existem. Também temos captado casos de prefeitos com altos índices de aprovação por parte do eleitor e que são vistos como personagens que se destacam. Estes têm tanto capital político construído, graças ao diferencial de conduta que a população percebe neles, que seriam capazes de influenciar diretamente as próximas eleições em seus municípios, tanto se reelegendo quanto indicando, com sucesso, um sucessor.

Análise realizada por Fernanda Barth -Fernanda Barth – Mestre em Ciência Política pela UFRGS e analista do Núcleo de Inteligência Política do Methodus – realizou a análise dos dados obtidos e apresenta um panorama geral da pesquisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARQUÉTIPOS: Cada pessoa é uma multidão

Pesquisa Eleitoral - Prefeitura de Porto Alegre - Setembro 2015

PARA 100% DO SETOR INDUSTRIAL, O BRASIL ESTÁ PARADO