Pesquisa mede a percepção da crise econômica no Brasil
Tem se falado muito em crise econômica. A expressão é
repetida em conversas e usada como desculpa para diversas dificuldades que se
apresentam. Mas como, exatamente, os setores que impulsionam a economia no
Brasil estão percebendo o momento de aperto?
Para responder a questão, o Instituto Methodus, de Porto Alegre
– RS, especializado em pesquisas em diferentes áreas de negócios, ouviu
empresários e profissionais de vários estados do país. De 16 a 23 de julho, foram ouvidos 133 representantes dos setores da
indústria (13,5%), comércio (13,5%) e prestação de serviços (62,4%). “Sentimos
que 79,7% dos participantes do levantamento consideram muito importante
realizar estudo de mercado em momentos de crise”. – Revela
Jefferson Jaques, diretor do Instituto Methodus.
Todos os
entrevistados ligados a indústrias (100%) responderam que o Brasil está
retraído. Declararam que suas empresas enfrentam retração, 44,4%. Já no
comércio, o mesmo percentual de gestores, ou seja 44,4%, afirmam que seus negócios estão
estáveis. Para 83,3% dessa área, o país está parado. Quase empata com essa
mesma impressão, o segmento de serviços. Para 81,9% dos questionados, o Brasil
não avança. No entanto, 39,8% deles dizem que suas firmas estão crescendo.
Para driblar a crise, 56,4% dos empresários e
profissionais afirmaram que reduzem os custos; 54,1% investem em qualificação
dos funcionários; 41,4% fazem pesquisa de mercado; 38,3% aplicam na área
comercial e 36,1% apostam em publicidade.
A capacitação de funcionários é apontada como um grande
diferencial no setor de vendas. Segundo os lojistas, um funcionário bem
treinado, que tenha argumentos na hora de oferecer um produto, pode render até
50% a mais. De acordo com os donos de lojas, proporcionar cursos de atualização
é investimento e não custo.
Segue pesquisa completa no link:
Matéria publicada em 07.08.15 no Portal Empresas Gaúchas.
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