PESQUISA MEDE PERCEPÇÃO DA CRISE ECONÔMICA NO BRASIL
Tem se falado muito em crise econômica. A expressão é repetida em
conversas e usada como desculpa para diversas dificuldades que se apresentam.
Mas como, exatamente, os setores que impulsionam a economia no Brasil
estão percebendo o momento de aperto?
Para responder a questão, o Instituto Methodus, de Porto Alegre – RS,
especializado em pesquisas em diferentes áreas de negócios, ouviu empresários e
profissionais de vários estados do país. De 16 a 23 de julho, foram ouvidos 133
representantes dos setores da indústria (13,5%), comércio (13,5%) e prestação
de serviços (62,4%). "Sentimos que 79,7% dos participantes do levantamento
consideram muito importante realizar estudo de mercado em momentos de
crise". – Revela Jefferson Jaques, diretor do Instituto Methodus.
Todos os entrevistados ligados a indústrias (100%) responderam que o
Brasil está retraído. Declararam que suas empresas enfrentam retração, 44,4%.
Já no comércio, o mesmo percentual de gestores, ou seja 44,4%, afirmam que seus
negócios estão estáveis. Para 83,3% dessa área, o país está parado. Quase
empata com essa mesma impressão, o segmento de serviços. Para 81,9% dos
questionados, o Brasil não avança. No entanto, 39,8% deles dizem que suas
firmas estão crescendo.
Para driblar a crise, 56,4% dos empresários e profissionais afirmaram
que reduzem os custos; 54,1% investem em qualificação dos funcionários; 41,4%
fazem pesquisa de mercado; 38,3% aplicam na área comercial e 36,1% apostam em
publicidade.
A capacitação de funcionários é apontada como um grande diferencial no
setor de vendas. Segundo os lojistas, um funcionário bem treinado, que tenha
argumentos na hora de oferecer um produto, pode render até 50% a mais. De
acordo com os donos de lojas, proporcionar cursos de atualização é investimento
e não custo.
Segue pesquisa completa no link:
institutomethodus.com.br/files/noticia/85/Pesquisa%20Clima%20Economico%20-Methodus.pdf.
Autor: Karina Abrahão
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte
Fonte: Camejo
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