Marketing de Conteúdo


Os conceitos de marketing evoluíram e adaptaram-se ao mercado, no decorrer dos anos e conforme as diferentes épocas da vida humana. Nos anos de 1950 e 1960, o foco estava nos produtos. Em 1970 e 1980, o direcionamento principal era para a gestão dos clientes. A partir das décadas de 1990 e 2000 foi incluída a gestão da marca neste pacote. E agora, surgem outras necessidades de adaptação.

A partir dos anos 2000, com a presença da internet, ocorreu a maior de todas as transformações. Uma mudança de paradigma que alterou a forma como o mundo consome mídias. Nas duas últimas décadas, ocorreram mudanças no mercado que impactaram o marketing. Dentre estas, destacam-se: A queda dos investimentos em mídia de massa como jornais e revistas e a saturação da propaganda; A alteração no comportamento dos consumidores com menos de 30 anos que não desenvolveu o hábito de consumir as mídias tradicionais; O ápice das redes sociais e da tecnologia mobile; A necessidade de conexão emocional com os consumidores; E, ainda, a força dos blogs, sejam eles corporativos ou não.



A Pesquisa Brasileira de Mídia realizada em 2015 pelaSecretaria de Comunicação Social da Presidência da República – SECOM - indica que “A importância crescente e a penetração das chamadas novas mídias na sociedade ficam claras quando se analisam os dados da pergunta sobre qual meio de comunicação o entrevistado utiliza mais. A internet foi apontada por 42% dos brasileiros (1º + 2º + 3º lugares). Por esses critérios, ela ficaria atrás da televisão (93%) e, por uma pequena diferença, do rádio (46%). Os dados também mostram que 65% dos jovens com até 25 anos acessam internet todos os dias”. 

As ações de marketing, algumas décadas atrás eram recebidas de forma mais otimista e por um público menos cético, pois existiam poucas opções de marcas e produtos no mercado. A propaganda era muito mais uma forma de explicar e demonstrar o produto do que um anúncio para gerar uma escolha. O excesso de informações dos dias de hoje é um dos motivos das dificuldades em se obter resultados com a propaganda convencional. Com tanta informação à disposição os critérios e julgamentos do consumidor tornam-se mais complexos. A oferta mudou, existe uma diversidade de produtos muito parecidos e a dificuldade de escolher agrava-se com o bombardeio de mídias e publicidade. Especialistas e psicólogos explicam o chamado “paradoxo da escolha”: existem tantas opções que diante delas o consumidor fica paralisado e indeciso.



 A cultura da convergência e as novas interfaces demandam a renovação de um modelo de comunicação contribuindo para a teoria de marketing contemporânea e gerando novos produtos. Trata-se do encontro das chamadas tradicionais com as novas possibilidades de mídias. Surgem também outros níveis de interação com os consumidores e plataformas de mídia. No atual ambiente de transformações não haverá um fim das chamadas mídias tradicionais e sim uma combinação com os novos formatos.

O consumidor tornou-se parte da comunicação, pois já não forma mais sua opinião somente através das propagandas. Os públicos consideram também suas experiências com uma marca ou empresa e realizam o compartilhamento de opiniões – positivas ou negativas - tanto on line quanto off line. O cliente passou a ser participante e coautor em tempo real devido ao grau de interação com as empresas e marcas. Identifica-se uma cultura participativa nas redes sociais devido ao canal direto de comunicação. Ocorre uma relação de igual para igual entre empresas e consumidores, por isso é fundamental a produção de conteúdos como forma de interagir com os clientes neste meio.



Os desafios não são poucos nem pequenos. Novos meios – os canais digitais - assumem participações significativas na preferência da população. A partir destas mudanças surge ou se reafirma o marketing de conteúdo por sua caraterística de não objetivar vender no ato ou causar uma interrupção na rotina do consumidor. Sendo assim, entende- se que surge a demanda de gerar conteúdos capazes de serem adaptados às diferentes plataformas e seus consumidores.

Diante desse cenário, o marketing de conteúdo apresenta-se no mercado como uma alternativa de divulgar produtos e serviços sem ser intrusivo e desgastante para o consumidor atual.  O marketing de conteúdo trata-se de uma estratégia estruturada para gerar e disseminar conteúdo relevante com o objetivo de atrair, conquistar e fidelizar clientes. Afirma-se que o marketing de conteúdo cria uma relação de confiança com os consumidores, impulsiona as vendas e garante a ampliação da presença de uma marca, produto ou serviço no mercado.



Os profissionais de marketing precisam buscar alternativas para conquistar os clientes, por isso cresce a metodologia de comunicação, chamada no Brasil de “marketing de conteúdo” ou “conteúdo de marca”. Existe uma discussão quanto a afirmar que o marketing de conteúdo seja uma estratégia recente. Independente disso, acredita-se que existe uma fatia do público que esteja saturado do modo como é abordado pela mídia de massa.

As pesquisas de mercado podem ser utilizadas como aliadas do marketing de conteúdo. A pesquisa apresenta-se como uma ferramenta que auxiliará a identificar qual o público que você quer atrair para o seu site, blog ou rede social. E ainda, quais são os conteúdos que interessam para esta audiência.
Além disso, existe também a opção de gerar conteúdo através da realização e divulgação de resultados de pesquisas próprias.

Artigo de Graziela Oliveira. Administradora e especialista em marketing pela Unisinos.

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