Marketing de Conteúdo
Os conceitos de marketing evoluíram e adaptaram-se ao mercado, no decorrer dos anos e conforme as diferentes épocas da vida humana. Nos anos de 1950 e 1960, o foco estava nos produtos. Em 1970 e 1980, o direcionamento principal era para a gestão dos clientes. A partir das décadas de 1990 e 2000 foi incluída a gestão da marca neste pacote. E agora, surgem outras necessidades de adaptação.
A partir dos anos 2000, com a presença da internet, ocorreu
a maior de todas as transformações. Uma mudança de paradigma que alterou a forma como o mundo consome mídias.
Nas duas últimas décadas, ocorreram mudanças no mercado que impactaram o
marketing. Dentre estas, destacam-se: A queda dos investimentos em mídia de
massa como jornais e revistas e a saturação da propaganda; A alteração no
comportamento dos consumidores com menos de 30 anos que não desenvolveu o
hábito de consumir as mídias tradicionais; O ápice das redes sociais e da
tecnologia mobile; A necessidade de conexão emocional com os consumidores; E,
ainda, a força dos blogs, sejam eles corporativos ou não.
A Pesquisa Brasileira de Mídia realizada em 2015 pelaSecretaria de Comunicação Social da Presidência da República – SECOM - indica
que “A importância crescente e a penetração das chamadas novas mídias na
sociedade ficam claras quando se analisam os dados da pergunta sobre qual meio
de comunicação o entrevistado utiliza mais. A internet foi apontada por 42% dos
brasileiros (1º + 2º + 3º lugares). Por esses critérios, ela ficaria atrás da
televisão (93%) e, por uma pequena diferença, do rádio (46%). Os dados também mostram
que 65% dos jovens com até 25 anos acessam internet todos os dias”.
As ações de marketing, algumas décadas atrás eram recebidas
de forma mais otimista e por um público menos cético, pois existiam poucas opções de marcas e produtos no
mercado. A propaganda era muito mais uma forma de explicar e demonstrar o
produto do que um anúncio para gerar uma escolha. O excesso de informações dos
dias de hoje é um dos motivos das dificuldades em se obter resultados com a propaganda convencional. Com tanta
informação à disposição os critérios e julgamentos do consumidor tornam-se mais
complexos. A oferta mudou, existe uma diversidade de produtos muito parecidos e
a dificuldade de escolher agrava-se com o bombardeio de mídias e publicidade.
Especialistas e psicólogos explicam o chamado “paradoxo da escolha”: existem tantas opções que diante delas o
consumidor fica paralisado e indeciso.
A cultura da convergência e as novas interfaces demandam a
renovação de um modelo de comunicação contribuindo para a teoria de marketing
contemporânea e gerando novos produtos. Trata-se do encontro das chamadas tradicionais com as novas possibilidades de
mídias. Surgem também outros níveis de interação com os consumidores e
plataformas de mídia. No atual ambiente de transformações não haverá um fim das
chamadas mídias tradicionais e sim uma combinação com os novos formatos.
O consumidor tornou-se parte da comunicação, pois já não
forma mais sua opinião somente através das propagandas. Os públicos consideram
também suas experiências com uma
marca ou empresa e realizam o compartilhamento de opiniões – positivas ou
negativas - tanto on line quanto off line. O cliente passou a ser
participante e coautor em tempo real devido ao grau de
interação com as empresas e marcas. Identifica-se uma cultura participativa nas
redes sociais devido ao canal direto de comunicação. Ocorre uma relação de
igual para igual entre empresas e consumidores, por isso é fundamental a
produção de conteúdos como forma de interagir com os clientes neste meio.
Os desafios não são poucos nem pequenos. Novos meios – os
canais digitais - assumem participações significativas na preferência da
população. A partir destas mudanças surge ou se reafirma o marketing de conteúdo por sua caraterística de não objetivar vender
no ato ou causar uma interrupção na rotina do consumidor. Sendo assim, entende-
se que surge a demanda de gerar conteúdos capazes de serem adaptados às
diferentes plataformas e seus consumidores.
Diante desse cenário, o marketing de conteúdo apresenta-se
no mercado como uma alternativa de divulgar produtos e serviços sem ser
intrusivo e desgastante para o consumidor atual. O marketing de conteúdo
trata-se de uma estratégia estruturada para gerar e disseminar conteúdo
relevante com o objetivo de atrair,
conquistar e fidelizar clientes. Afirma-se que o marketing de conteúdo cria
uma relação de confiança com os consumidores, impulsiona as vendas e garante a
ampliação da presença de uma marca, produto ou serviço no mercado.
Os profissionais de marketing precisam buscar alternativas para conquistar os clientes,
por isso cresce a metodologia de comunicação, chamada no Brasil de “marketing
de conteúdo” ou “conteúdo de marca”. Existe uma discussão quanto a afirmar que
o marketing de conteúdo seja uma estratégia recente. Independente disso,
acredita-se que existe uma fatia do público
que esteja saturado do modo como é abordado pela mídia de massa.
As pesquisas de mercado podem ser utilizadas como aliadas do
marketing de conteúdo. A pesquisa apresenta-se como uma ferramenta que
auxiliará a identificar qual o público que você quer atrair para o seu site,
blog ou rede social. E ainda, quais são os conteúdos que interessam para esta
audiência.
Além disso, existe também a opção de gerar conteúdo através da realização e divulgação de resultados de pesquisas próprias.
Artigo de Graziela Oliveira. Administradora e especialista em marketing pela Unisinos.
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