Por que alguns Prefeitos são melhores do que outros?

As pesquisas de avaliação da Administração Federal, Estadual e dos quatro maiores colégios eleitorais do RS (Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul e Canoas) divulgadas esta semana numa parceria entre o Instituto METHODUS e o Jornal CORREIO DO POVO têm muito a dizer aos gestores políticos.

Enquanto a maioria das administrações é avaliada negativamente, os eleitores reconhecem esforços e realizações efetivadas pela administração de Canoas. Todos os indicadores daquele município são consistentes na construção de uma imagem diferenciada do Prefeito Jairo Jorge. Podemos lembrar, por pesquisas realizadas na gestão anterior, que a população de Canoas clamava por serviços públicos de melhor qualidade e sofria com um sentimento de autoestima muito baixo. Tudo isto fruto de um descolamento de suas necessidades básicas X qualidade dos serviços entregues pela administração municipal anterior.



Os exemplos de Canoas e Caxias do Sul são emblemáticos em vista do caráter histórico de cidades com economias preponderantemente industriais. Nos últimos anos o setor industrial brasileiro, e especialmente do RS, é um dos que mais sentiu os reflexos da crise econômica por que passa o Brasil. Seria natural que houvesse efeitos negativos na administração destes dois municípios. Porém, os moradores destes municípios são os que melhor avaliam as ações implantadas pelos gestores municipais, reconhecem que as cidades estão no Rumo Certo e dizem que os prefeitos Cumprem a Maioria de suas Promessas de Campanha. Das quatro cidades avaliadas, Canoas é a única que tem um prefeito do PT - Partido dos Trabalhadores. O PT amarga uma de suas piores crises, correndo o risco de sofrer o segundo pedido de Impeachment na história do Brasil. Dilma tem uma avaliação positiva de apenas 8,8% na média das cidades pesquisadas. Mesmo com este “peso” partidário, o prefeito Jairo Jorge mantém índices distintos da maioria de outros municípios. O Governador Sartori sofre com uma avaliação de Ótimo/Bom de apenas 13,9%, fruto da crise financeira do estado, acrescida de embates com o funcionalismo público, atraso no pagamento dos salários e uma comunicação com a população sem efeito positivo algum.

Com a melhor média de avaliação, os eleitores de Canoas explicitam que a administração municipal deve estar próxima da população, comunicar de forma clara as realizações municipais, avaliar as ações constantemente para corrigir eventuais distorções e entregar aquilo que foi prometido na campanha eleitoral. 

As pesquisas de Avaliação de Administração servem justamente para identificar os pontos onde as administrações devem focar esforços para atender às expectativas e necessidades dos gestores públicos. Se, às vezes, os números não são aqueles que os gestores esperavam, eles devem olhar para outros municípios e/ou gestores e ter claro que existem diferentes caminhos que estão sendo trilhados e muitos deles refletem claramente estarem afinados com os desejos e necessidades dos moradores, daí os índices positivos alcançados por alguns deles.

Autor da análise: Jefferson Jaques - Diretor do Instituto Methodus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARQUÉTIPOS: Cada pessoa é uma multidão

Pesquisa Eleitoral - Prefeitura de Porto Alegre - Setembro 2015

PARA 100% DO SETOR INDUSTRIAL, O BRASIL ESTÁ PARADO