Prefeitos avaliam resultado da pesquisa Correio do Povo / Methodus

Gestores dos quatro maiores municípios do RS ficaram satisfeitos com resultado


Os quatro prefeitos avaliados pela pesquisa realizada pelo Correio do Povo em parceria com o Instituto Methodus, publicada na edição de ontem, que mediu a aprovação dos gestores das quatro maiores cidades do Rio Grande do Sul, avaliaram os resultados apresentados. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), que aparece com a melhor avaliação, sendo aprovado por 77,8% dos moradores de Canoas, credita o resultado positivo à abertura da sua administração à participação popular. “Recebo com muita humildade o reconhecimento dos cidadãos. É fruto de muito trabalho em equipe, junto a servidores e colaboradores. Me sinto ainda mais desafiado a fazer mais e melhor. Sei que tem muito a ser feito, e vou trabalhar com a mesma energia com que assumi, até o dia final do governo”, declarou.



Jairo Jorge disse que seu governo tem enfrentado questões históricas na área de saneamento, com obras de drenagem para evitar novos alagamentos, e na mobilidade urbana. “Nosso governo tem se pautado por metas, indicadores. Fiz grande mudança no governo. Não nos acomodamos após a reeleição, tomei como desafio de fazer melhor. Nesse segundo mandato enfrentamos uma crise em 2013 e outra agora, em 2015, mas vamos superar isso, nos elegeram para resolver a crise e não para nos queixarmos dela”, declarou.

O prefeito de Canoas estima que tenha cumprido 70% das promessas. “Em 2016 temos que concluir as obras iniciadas. Estamos fazendo agora o enfrentamento do problemas de receitas. Para isso, estamos encaminhando a venda de ativos, com previsão de arrecadar até R$ 50 milhões, para a conclusão de obras em andamento e a realização de outras”, projetou.

Satisfação

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), que aparece com 56,2% de aprovação na pesquisa, se disse satisfeito com o resultado. Segundo ele, não há como comparar a Capital com as demais cidades do Estado. “Faço a comparação de Porto Alegre com ela mesma. Para se ter uma ideia da relevância da Capital, na saúde, 65% dos atendimentos são prestados para pessoas do interior do Estado. E isso tem impacto nas nossas contas, ainda mais com o Estado não pagando sua parte e a União congelando os repasses”, afirmou.

Na avaliação de Fortunati, o momento instável na política nacional não pode ser desprezado ao analisar os números da pesquisa. “Há esse negativismo em relação à política, uma descrença que acaba refletindo sobre os gestores. Formou-se uma generalização de que tudo está errado na política. Conheço os outros três prefeitos avaliados pela pesquisa e assino embaixo de todos. E sei que todos sofrem com isso”, avaliou.

Para o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT), seus 65,5% de aprovação se devem à priorização de investimentos em mobilidade urbana, além do cumprimento das metas de investimento em saúde e educação. “Considero minha avaliação muito positiva, já que estou com dois anos e nove meses de gestão, enquanto o melhor avaliado está no cargo há seis anos e nove meses”, disse. Barbosa Velho disse ainda que sua administração tem sido cautelosa com as finanças e considerou que a geração de empregos é desafio para o restante da gestão.

De férias, o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB), que obteve 46,7% de aprovação na pesquisa, disse via e-mail que recebe os números da pesquisa “com tranquilidade”, já que a comparação se dá com prefeitos em segundo mandato. “A primeira metade da gestão foi dedicada a uma reestruturação da administração. Agora começamos a colher resultados. Na saúde estamos próximos de inaugurar as duas primeiras UPAs do município. Em infraestrutura, os investimentos em pavimentação superam os R$ 100 milhões”, citou.


Matéria publicada no Jornal Correio do Povo em 09/10/15.
Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/568866/Prefeitos-avaliam-resultado-da-pesquisa-Correio-do-Povo--Methodus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARQUÉTIPOS: Cada pessoa é uma multidão

Pesquisa Eleitoral - Prefeitura de Porto Alegre - Setembro 2015

Uber: reação dos taxistas preocupa população