Oportunidades no mês do
 Dia dos Namorados


O Instituto Methodus em parceria com a Band RS realizou uma pesquisa para conhecer o comportamento de compra no Dia dos Namorados. Através do estudo, foi possível levantar importantes informações para os varejistas da região. Confira nesse post os principais insights que a pesquisa revelou.

A maioria dos entrevistados está sentindo-se feliz (37,8%), pleno (17,1%) ou apaixonado (13,8%). Indicam também que o Dia dos Namorados representa “Uma tradição para trocar presentes e carinhos com a pessoa que você está”. Assim como em outras datas comemorativas o público principal que movimenta o comércio são as MULHERES.

Oportunidade: Trabalhar a comunicação toda voltada para ELAS.
Para o Dia dos Namorados, a audiência da Band RS pretende ficar na cidade (71,5%). Apenas 16,2% vai viajar e 12,2% não decidiu ainda o que vai fazer.

Na hora de escolher o presente a maioria costuma “Pensar em uma programação, como jantar, cinema, jantar, teatro, passeio, show” (56,9%) ou “Ir nas lojas que mais combinam com as pessoas e comprar um presente”.

Nesse sentido, 29,3% dos entrevistados afirmam que se programaram para jantar ou almoçar em um restaurante. A maioria dos respondentes (84,8%) também indica que influencia/influencia muito na sua decisão de consumo no Dia dos Namorados quando os restaurantes oferecem pratos personalizados, shows e luz de vela.

Oportunidade: Grande parte dos entrevistados pretende consumir restaurantes e eventos em Porto Alegre. Sugerimos a realização de parcerias entre restaurantes e eventos para realização de promoções, pois 60,6% dos entrevistados considera que “Promoções/ Cupons de desconto / Sorteios (cinema, app de mobilidade urbana, app de reservas e descontos)” influenciam muito na sua decisão de consumo no Dia dos Namorados.

Sobre as compras de presentes, 25,2% ainda irá comprar e 22,6% ainda não decidiu, apenas 1,6% indica que já realizou a compra. Os entrevistados afirmam que 42,4% das compras serão realizadas em shoppings.

Nesse ano o Dia dos Namorados será em uma segunda-feira, 31,7% dos entrevistados comemorará no dia mesmo, 22,0% no final de semana que antecede o dia oficial e 23,6% não vai comemorar.

Oportunidade: A maioria dos entrevistados vai comemorar e ainda não realizou suas compras do Dia dos Namorados.

Os presentes preferidos são: jantar (50,4%) e roupas/calçados (43,9%).

Oportunidade: 63,7% dos entrevistados indicam que as vitrines decoradas influenciam/influenciam muito na decisão de compra.

Logo após são preferidos os chocolates/cestas/comidas/bebidas com 33,3%. Percebeu-se que uma parcela representativa dos entrevistados (29,3%) pretende ficar em casa assistindo filme ou fazer um almoço/janta especial em casa (22,0%).

Oportunidade: As lojas de chocolates, cestas, comidas, bebidas e até os supermercados podem ofertar kits para refeições especiais em casa.

Os respondentes em sua maioria pretendem gastar: até R$ 100,00 (41,5%), de R$ 101,00 a R$ 200,00 (35,0%). A decisão do valor a ser investido no presente está vai de acordo, principalmente, “com a minha situação financeira atual” (52,0%) e “com a pessoa e qual a proximidade dela comigo” (32,5%).


Quer saber mais? Solicite o relatório completo por através do e-mail: relacionamento@institutomethodus.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARQUÉTIPOS: Cada pessoa é uma multidão

Pesquisa Eleitoral - Prefeitura de Porto Alegre - Setembro 2015

Os stakeholders e as marcas